PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Características estruturais da Literatura Infantil Brasileira Contempo



A Literatura Brasileira Contemporânea apresenta as possibilidades de leitura nas diversas formas de linguagens usada para construir um texto literário para criança.

      Existem articulações entre a infância e a literatura infantil contemporânea, na prática que permitem ver, falar e viver a infância de determinadas formas, construindo modos de ser e estar no mundo.

      Os contos são os preferidos das crianças, pois se diferenciam dos outros, pelo elemento mágico. Hoje em dia, os textos adequados ao publico infantil deve ser educativo, como elemento que contribua com o interior da criança, para criar uma condição de estimulo e consciência crítica do leitor.

      As características estilísticas estruturais contemporâneas são: a efabulação, a seqüência narrativa, a voz narradora, o ato de contar, a variabilidade do tempo e do espaço, o nacionalismo, a exemplaridade, o humor, o realismo, a sua atração pelo imaginário e o apelo à visualidade.

     As linhas ou tendências se subdividem respectivamente em: realismo cotidiano, linha do maravilhoso, linha do enigma ou intriga policialesca, linha da narrativa por imagens e linha dos jogos lingüísticos.  Todos estes aspectos são heterogêneos na literatura Infanto-Juvenil contemporânea, pois tanto as características estruturais quanto as linhas ou tendências, ampliam e dinamizam a reflexão do leitor e inova no envolvimento com novas referências.



Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Diferentes Estágios Psicológicos Das Crianças - Literatura Infantil
- Literatura: Uma Breve Definição
- Literatura Infantil
- Leitura, Literatura Infantil E Ilustração
- Desenvolvimento Infantil E ImaginaÇÃo
- Como E Por Que Ler
- O Que é Educação Infantil?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online