PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


As línguas mais faladas do mundo



Existe, entre os povos, a indagação sobre a importância de um idioma sobre o outro. Será verdadeira a crença de algumas pessoas na supremacia do inglês no mundo atual?! Acredita-se, verdadeiramente, tomando-se por base dados históricos, que determinadas línguas viveram ou vivem momentos de apogeu. O grego foi a língua mais divulgada entre as nações, depois da criação do Mundo Helenístico, por Alexandre Magno. Este lugar tinha sido anteriormente ocupado pelo acadiano, sânscrito, egípcio antigo, persa e aramaico.

Vê-se, também, que o latim se tornou o idioma mais importante da antiga cultura clássica ocidental. Durante a Idade Média, devido à influência eclesiástica, o latim continuou a ser a "língua franca". Dele descendem muitas línguas modernas, dentre elas o português.

O italiano, durante a Renascença, se tornou o idioma mais conhecido, por causa do comércio, arte e música, lideradas pelas cidades de Gênova e Veneza. O árabe também foi propagado devido à expansão religiosa até o norte da África. O turco foi difundido em seu enorme império no Oriente Médio.

Durante a época das Grandes Descobertas Marítimas, o português foi o idioma mais divulgado. Depois, a economia lusitana caiu no mercado mundial. Então, o castelhano passou ao lugar de língua mais falada no mundo, porque a Espanha possuía extensos domínios ultramarinos.

A queda do império hispânico facilitou o domínio holandês nos pontos comerciais mais importantes do mundo. Como reflexo, o holandês se tornou uma língua franca. Todavia, rapidamente o império neerlandês caiu. Na Europa, ocorreu a Revolução Francesa. Logo, o francês era a segunda língua das pessoas "cultas". Ao mesmo tempo, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra. As línguas russa e escandinava também se expandiram no norte europeu, durante certo tempo.

Atualmente se fala e se estuda mais o inglês no Ocidente; swahili na África; japonês, chinês, árabe e hindi no Oriente - que são grandes línguas de importância. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas pareciam dominar a Europa, muitas pessoas estudaram o alemão. Posteriormente, esse interesse diminuiu.

Evidentemente, quando um país não influi sobre outro, sua língua perde importância. Hoje, devido à influência estadunidense, existem pessoas que pensam ser o inglês americano a língua universal. Se estas mesmas pessoas vivessem na Europa do Leste na época da influência soviética, com certeza acreditariam que a língua mundial só poderia ser o russo!

Considera-se, ao final, que uma análise racional sobre o tema provará que jamais um idioma nacional será aceito como verdadeiramente internacional pelos outros povos e nações. Logo, contrariando aquilo que muitos tomam como verdade absoluta, não é o inglês a língua mais falada no mundo. Hoje o idioma que reúne o maior número de falantes é o mandarim. E, embora seja o idioma mais falado do mundo, o mandarim é usado em poucos países, e apenas a China responde por 836 milhões de falantes. Já o inglês, com menos da metade de falantes, é a língua oficial de cerca de 45 países, como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Botsuana, Austrália, Bahamas, Reino Unido e Irlanda; a segunda língua de aproximadamente 150 milhões de pessoas em todo o globo; e também o principal idioma da comunicação mundial, usado na diplomacia, na economia, no turismo e na informática, entre outros setores.

Para concluir a reflexão de hoje, apontam-se, com base em fontes fidedignas, as dez línguas mais faladas no planeta.

AS LÍNGUAS MAIS FALADAS NO MUNDO

LÍNGUA ....................................NÚMERO DE FALANTES

1 Mandarim ......................................1.052.000.000

2 Inglês ............................................508.000.000

3 Hindi ..............................................487.000.000

4 Espanhol .......................................417.000.000

5 Russo ............................................277.000.000

6 Bengali ..........................................211.000.000

7 Português .....................................191.000.000

8 Indonésio .....................................140.000.000

9 Alemão .........................................128.000.000

10 Francês ......................................128.000.000

Observação: a lista acima se refere ao número de falantes. Caso consideremos o número de países falantes, o inglês é a língua mais falada do mundo.


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- O Indo Europeu - Tronco Comum
- Como Aprender Um Idioma Sozinho ( Parte Ii )
- À Procura Do Idioma Universal
- Afinal, Para Que Serve O Esperanto?
- Idiomas No Mundo
- História Da Língua Inglesa
- A Unificação Ortográfica Chegou Em Boa Hora ?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online