PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Dicas sobre ?Leitura Dinâmica?



- Use a técnica do Salto de Olho, tentando sempre movimentar os olhos com intervalos progressivamente maiores de forma que abranjam mais palavras de uma só vez, em conjunto com a diminuição dos pontos de fixação para aumentar a velocidade de leitura. O ponto ideal para o ponto de fixação é ao centro e acima das palavras;

- Evite o movimento de retrocesso (ou re-leitura) para criar um fluxo constante de informações;

- Não sub-vocalize as palavras para não limitar a leitura a velocidade da fala. Para treinar, leia enquanto estiver ouvindo música.

- Aumente o número de informações que chegam ao cérebro através da visão periférica praticando os exercícios e aumentando a distância lateral entre as palavras.

- Treine permanentemente os músculos oculares para garantir alta performance durante o processo de leitura, através de exercícios.

- Lembre-se sempre, de que para garantir a qualidade do treinamento e assegurar que o conteúdo tenha sido assimilado pelo cérebro, é essencial que você exercite as técnicas adequadas e realize exercícios complementares.

- Treine cerca de 30 minutos diários durante o período de estudo das técnicas e 15 minutos depois que concluí-lo.

- Aproveite para aplicar as técnicas aprendidas também no seu dia-a-dia, de acordo com as oportunidades que julgar mais adequada para as técnicas de leitura dinâmica.

- Identifique as unidades de significação para aumentar o fluxo de Informações chegando ao cérebro e com isso aumentar o entendimento. Para isso, procure por grupos de 2 a 5 palavras e aumente a distância dos pontos de fixação para bater com essas unidades.

- Amplie o Campo visual para conseguir enxergar mais palavras e com isso aumentar a velocidade de leitura. Para isso aumente a distância do salto de olho periodicamente e sempre um pouco além da zona de conforto.

- Use a técnica de auto-aceleração na leitura, puxando o cérebro sempre um pouco além da zona de conforto para conseguir uma constante evolução de velocidade.

- Use exercícios oculares avançados, específicos para aumentar a rapidez dos movimentos e ampliar o campo de visão. Treine sempre o movimento em ?Arco? e o movimento em ?S?.

- Para garantir a qualidade do treinamento e assegurar que o conteúdo tenha sido assimilado pelo cérebro, é essencial continuar exercitando as técnicas aprendidas.

- Aproveite para aplicar as técnicas aprendidas também no seu dia-a-dia, de acordo com as oportunidades que julgar mais adequadas para as técnicas de leitura dinâmica.

- Use a pré-leitura para garantir um melhor aproveitamento do texto e descobrir o que esperar da leitura. Utilize a técnica do sobrevôo em ?S? para pré-ler o texto, sempre acompanhado de uma guia de leitura. Fique atento a palavras em negrito, títulos e subtítulos, figuras, e outros tipos de destaque.

- Use a percepção rápida para ajudar a encontra itens em listas e para procurar palavras de seu interesse a grandes volumes de textos.

- Use a técnica das palavras ou frases-chave, para ativar a informação no cérebro a partir das palavras significantes. Depois de descobertas, elas formam um bom resumo do texto que foi lido.




Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Algumas Dicas Para Você Estudar Melhor
- ?a Natureza Da Leitura ?
- Exigências, Factores Estruturantes E Variáveis Do Ténis
- Leitura, Literatura Infantil E Ilustração
- Leitura, Escrita E Teoria Psicogenética
- Análise Sistemática Do Remate No Voleibol
- O Ato De Ler

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online